A Inteligência Artificial é um tema relevante e que assume uma importância, cada vez maior, no setor da Saúde. A SPMS tem vários projetos em curso, em parceria com instituições como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Fundação Calouste Gulbenkian, tendo por finalidade fortalecer o sistema de saúde em Portugal, através da melhoria da informação disponível para vigilância do estado de saúde da população, bem como do desenvolvimento de ferramentas de suporte à decisão clínica e prestação de cuidados.

Atualmente, estão em desenvolvimento quatro projetos:

“Caracterizar e reduzir a prescrição inadequada de antibióticos”
“Identificação e Previsão de Procura de Urgências Hospitalares”
“Derm.AI – Utilização de Inteligência Artificial na Teledermatologia”
“SNS24 PathScout.AI – Utilização de IA e PLN no Serviço de TAE no SNS24”.

A 3ª edição do Portugal eHealth Summit, que decorreu de 19 a 22 de março, contou com sessões dedicadas à temática da Inteligência Artificial (IA). Exemplo disso foi o painel “Artificial Intelligence Solution Supports Health Care Professionals in their Everyday Work”, com participação dos oradores internacionais Illari Richardt, Sanna Solala, Kaisa Sundman, que destacaram a digitalização como sendo a chave de conetividade para a implementação da IA.

Identificados os riscos de saúde associados a determinada população e feita uma análise dos dados, a IA pode contribuir para soluções, traduzindo-se em mais-valias nas rotinas diárias do profissional de saúde e do utente. A IA apresenta vantagens para a saúde pública, tendo como pilares a qualidade e o rigor, as políticas de confidencialidade e proteção de dados, bem como assegurar a confiança dos cidadãos na informação que depositam no SNS.

Para aprofundar mais sobre este tema, pode aceder aos vídeos do evento, disponíveis no site http://ehealthsummit.pt/videos/

Voltar